A UNIDIS, a nossa universidade corporativa tem a missão de preparar as pessoas para o sistema, e o sistema para as pessoas. Isso se faz com educação continuada, treinamento e um projeto de manutenção da competência, envolvendo pedagogia empresarial e didática.
A tendência é termos as empresas cada vez mais digitais operadas com menos pessoas e mais softwares e inteligência artificial, automatização, sensoriamento remoto e outras ferramentas tecnológicas. Este é o futuro; e as empresas e países que não investirem liderança, comunicação, saúde, educação, pesquisas, ciência, tecnologia e inovação. Vão estar fora da civilização moderna. Serão considerados países e empresas obsoletos e sem perspectivas de vanguarda.
Os resistentes, os conservadores perderão a competitividade e sumirão do mercado em questão de tempo. Ficarão os dinâmicos que sabem diferenciar o convencional do arcaico. Vão reavaliar o staus quo e anxrgar a necessidade inteligente de mudar para sobreviver.
As empresas vão querer o capital humano, as pessoas de pensamento sistêmico, holístico, coletivo. Que buscam o autodesenvolvimento, motivadas e de postura tecnologista, e que gostam de mudanças para crescer de forma humana, social e tecnologista. Possuem senso de dono, urgência e economia.
Os líderes modernos buscam a transmissão de valores, inspirando confiança, segurança, paz, ética e energia de resultados da produtividade, competitividade, eficiência e lucro responsável. O Professor Mário Sérgio Cortella , com muita propriedade, afirma: “Tecnologia hoje é commodity. O que faz a diferença são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada vez mais no treinamento e montado seus estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constante aos negócios.” Teremos então de ter capital humano forte, competente e diferenciado para sustentar a empresa com talento em primeiro lugar e tecnologia. Pessoas com talento, que se comunicam bem, inclinados à lider, providas de capacidade e empatiia, inteligência emocional, inteligência social, boas de grupo e motivadas para o autodesenvolvimento e crescimento profisssional.
(*) Rowan Pedro de Araújo – Graduado em Administração. Consultor e Conselheiro Independente. Diretor e Vice Presidente dos Conselhos Empresariais de Mineração e Siderurgia e do Agronegócio na ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas. Ambientalista, educador. Presidente interino da ASMAGS – Associação Mineira do Agronegócio Sustentável. Membro do Conselho de Administração da Costa & Faber, proprietário da RA Business to Business – Proprietário da RA Tecnologia. Fundador do e Diretor Presidente IDIS Instituto Ivone Di Spírito, destinado a ajudar crianças com síndrome de down, APAE´S e Equoterapia – Fundador da UNIDIS Universidade Corporativa Virtual. Dono do Jornal O Cultural