VIVEMOS E CONVIVEMOS NA RALIDADE DENTRO DE UM GRANDE SISTEMA – PESSOAS, PROCESSO E TECNOLOGIA NAS EMPRESAS SÃO EXEMPLOS

AS PESSOAS O CAPITAL HUMANO, OS PROCESSOS E A TECNOLOGIA, SÓ FUNCIONAM COM UM SINCRONISMO , ISSO É UM SISTEMA E DEVEMOS PREPARAR AS PESSOAS, OS PROCESSOS E AS TECNOLOGIAS PARA OS SISTEMAS. E OS SISTEMAS PARA AS PESSOAS, OS PROCESSOS E OS NOVOS SISTEMAS.

A pandemia nos colocou  em um ambiente tecnologista. O homem de 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024  já é diferente de 2019, na forma de vestir, prevenir de riscos e usar as tecnologias. Não todos os negócios, mas muitos tiveram maior produtividade, competitividade e encurtaram os custos logístico com o uso da tecnologia, comunicação eletrônica , com criatividade e venceram! ZOOM, live, HOME OFFICE, EAD, E-leraning, teletrabalho, WhatsApp, iFood, E-commerce  foram palavras exponenciadas.

Muitos foram corajosos para mudar e inovar. A comunicação tirou o espaço da informação, porque você tem vídeo e live, praticamente ao vivo e essa foi uma grande mudança em que a correria da adaptação, impede que façamos um exercício de analisar o tamanho de nosso avanço. Nós avançamos, mudamos e estamos mais visionários e cuidadosos com os riscos, não só COVID, mas outros. Tivemos uma derivação de consciência, visão, comportamento e ações.

A verdade é que aceleramos uma parte do futuro, que ganha velocidade formas, meios e novos projetos da tecnologia e inteligência quotidiana que veio para ficar. Quem não se adaptar vai ficar para trás.

“Toda empresa precisa se tornar uma instituição que aprende. Ela também precisa se tornar uma instituição de ensino” (Peter Drucker)
A crise faz aparecer, novos processos, novas formas de comunicar, promover mudanças e avanços . A necessidade de sobreviver cria, lapida e forma novos, e grandes lideres versáteis e inovadores. Bons Presidentes. Diretores. Gerentes, Técnicos e Operários. “Durante e depois das tempestades aparecem os grandes navegadores” e durante  e depois de grandes crises aparecem granes diretores, gerentes, técnicos e operários que se destacam pela criatividade e talento nas empresas, quando rconhecidos e valorizados.
 
Temos de preparar as pessoas, para o sistema e o sistema para as pessoas. A empresa é um sistema, a produtividade é um sistema. O aprendizado é um sistema. A Administração de pessoas, processo, tecnologia, projetos, inovação e estratégias são sistemas. Cada parte traz a essência de cultura organizacional, ou gestão sustentável alvo dos sistemas integrados.
Em minhas consultorias cansei de ver esse erro, e que é cometido no mundo inteiro: Muitas empresas continuam falhando aí, com retrabalho caro. Umas acham que investindo na pura tecnologia os problemas desaparecem automaticamente. Acham que os custos reduzem pela mesma forma, só porque investiram altas somas o na pura tecnologia, e quebram a cara!. Falta de experiência tem jogado muitas empresas no buraco.

A tecnologia anda de forma sistêmica com pessoas e processos. Isto só vai dar certo, se prepararem as pessoas para o sistema e o sistema para as pessoas, alinhado o fator qualidade e alinhamento assertivo de pessoas, processo e tecnologia, um trinômio de entendimento e sincronismo na prática desses 3 sistemas alinhados que formarão só um sistema.. A construção e alinhamento de três plataformas de sincronismo entre pessoas-processo-tecnologia.

Se umas das 3 partes não estiverem devidamente alinhadas e qualificadas para sustentar as demais, tudo quebra! Sem esta combinação harmônica e sistêmica de rendimento vão jogar muito dinheiro fora pela falta de experiência de administrar capital humano, operação e tecnologia sincronizadas. Isto tem ocorrido em diversas empresas no mundo e a falta de experiência é a causa maior . . (Rowan Araújo)

Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela.(Albert Camus) – “Tentar adquirir experiência apenas com teoria (ou ouvindo inexperientes), é o mesmo que querer matar a fome somente lendo um cardápio.”(Autor desconhecido)
“Não é só com novas aquisições de máquinas e mão de obra que uma empresa tem sucesso, mas sim com um melhor aproveitamento do que nela existe. O melhor que existe na empresa é o pensamento criativo, o talento inteligência. Hoje e o capital humano, o capital intelectual e talento que decide, as pessoas, tecnologia é commoditie, por isso investem nas pessoas, o capital humano e Mário Sergio Cortella diz “ (Rowan Pedro de Araújo)

“ O conhecimento, vem sendo um forte diferencial das empresas . Estamos na era do conhecimento. Gestão, produção, organização e compartilhamento adequado deste conhecimento unindo a retenção do talento e dos melhores líderes, são iniciativas o que vão assegurar a vantagem competitiva do negócio , o know how” (Rowan Araújo)
“O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas.” (Peter Drucker)

Capital Humano na prática é o uso do conhecimento acumulado de empregados e gerentes de uma empresa. Isto garante melhor produtividade e ganhos econômicos significativos. Quanto maior o capital humano, maior o potencial e capacidade de prosperar . O capital humano é proporcional ao capital ético (Rowan Araújo)
O homem mais rico do mundo não vende petróleo, ouro, carros, aviões ou alimentos. Na realidade ele vende informação, pesquisas e conhecimento. Nós vivemos na Era do Conhecimento e do Capital Humano (Rowan Araújo)
O conhecimento é o único recurso significativo hoje em dia (( Peter Drucker)
À medida que se fortalece a qualidade dos relacionamentos, melhora a qualidade dos pensamentos.” ((Peter Senge)
 
Recursos nós gerenciamos, e pessoas nós lideramos (Peter Drucker)t
A chave para qualquer relacionamento bem sucedido é a comunicação eficaz. No mundo dos negócios, isso significa tentar entender o que os consumidores e clientes estão dizendo e respondê-los de maneira que reflitam essa compreensão.
Na maioria das vezes, porém, o modo como as empresas usam a linguagem para persuadir, satisfazer ou retificar tem sido mais arte do que ciência. Os executivos entendem que o market share assegura a sustentabilidade do negócio, e isto só é possível com o cliente satisfeito , fidelizado, customizado ou encantado (Rowan Araújo)

Quando falamos de capital humano , as pessoas no centro da Administração dos Negócios Modernos. Definimos como elemento pensante , que é fator diferencial. Nós como gestores temos de carregar o raciocínio adjunto de que devemos investir em comunicação, educação, treinamento e produção de conhecimento.
É vital a criação e produção de líderes corajosos pelo talento, comunicação, empatia e meritocracia. Homens de personalidade avante em comunicação, senso de dono, urgência, redução de custo e economia. Eles jamais poderão parar de estudar e dar manutenção na própria competência dele, e de seus liderados. Caso contrário serão sucatas intelectuais e levam as empresas juntas (Rowan Araújo)
 
“Quando o colaborador se encanta com a empresa, se torna embaixador da marca. Ele vê que ele também tem importância, vai vestir a camisa e lá fora vai defender sua marca.” (Cleide Cavalcante) – Nos próximos 20 anos, todo o trabalho dos executivos do planeta será desenvolvido por meio de projetos. (Tom Peters) – “Numa sociedade com base no conhecimento, por definição é necessário que você seja estudante a vida toda”.. (Tom Peters)
 
– 5C da Administração, Comunicação, Coletivo, Conhecimento, Competência, Capacitação, O 5c faz parte do quotidiano de nós administradores, não há como administramos as nossas estratégias, lideranças, pessoas, processo, tecnologia e projetos sem o 5C. Eles vão estar presente na saúde e na harmonia corporativa e organizacional. Vão definir as bases e estratégias do planejamento geral do universo de ações e a organização de recursos. Vão produzir energia em equipe, conhecimento e competência coletiva. Neste ambiente a iniciativa corporativa é preparar as pessoas para o sistema, e o sistema para as pessoas, o capital humano como o ativo organizacional que pensa, cria, promove a sustentabilidade do negócio e faz a empresa diferenciada, escolhendo a tecnologia e os recursos de produtividade, competitividade, eficiência e lucro responsável. Isso assegura sua sustentabilidade.

(*) Rowan Pedro de Araújo – Rowan Pedro de Araújo – Vice Presidente do Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas. Diretor Geral da R&A Tecnologia e da – Business to Business Commodities e ativos minerais. Educador e Ambientalista, é do Conselho da Costa & Faber. Fundador Presidente do IDIS – Instituto Ivone Di Spírito, de ajuda às crianças portadoras de síndrome de down, APAE´s, Equoterapia e da UNDIS – Universidade Corporativa Virtual. Membro do Grupo Japão – Brasil de Boas Práticas de Gestão e Sustentabilidade – Consultor e Conselheiro Empresarial.

Recomendamos

Inscreva-se Via Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

Discover more from Sou Escritor

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Menu

Categorias

Textos Escolares

3 postagens

Sonetos

1 postagens

Poesias

10 postagens

Pensamentos

5 postagens

Mensagens

1 postagens

Crônicas

2 postagens

Adicionar

Escolha uma opção