AOS NOSSOS MICROS EMPRESÁRIOS, NOSSOS CLIENTES DE MINAS GERAIS.
O que tenho visto na nossa UNIDIS e ouvindo muito dos micros empresários da Grande BH é que na hora do fracasso, ao invés de pensar nisso. Nós devemos é fazer com que eles pensem em aprender com o fracasso, e ensiná-los a reerguer sob essa visão de crescer nas dificuldades. Tratar a desmotivação perante um fracasso é diferente de motivar começando do zero, e isso não é fácil! Não é palavra mágica. Produzir otimismo em horas difíceis também é difícil, mas o desafio e a missão é essa! . Dwight Eisenhower: O mundo pertence aos otimistas: os pessimistas são meros espectadores.
O maior perigo que destrói a nossa qualidade de vida são os pensamentos em crenças destrutivas, negativas, nefastas e ultrapassadas, a perda de autoconfiança, de coragem e o ânimo de trabalhar faz o fim! Afastar pessimistas das nossas vidas é uma glória e vitória. César Souza:“Não podemos ficar tentando abrir portas do futuro com as chaves do passado.” Vincent Van Gogh: “ Se você perdeu dinheiro, perdeu pouco. Se perdeu a honra, perdeu muito. Se perdeu a coragem, perdeu tudo”. “Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem”. Peter Drucker. “A coragem é a primeira das qualidades humanas, pois garante todas às outras”. (Aristóteles)
A personalidade é como a autoconfiança, coisa que não se vende em loja. Você tem que construir e moldar a sua personalidade porque será ela que formará a sua autoconfiança (em si mesmo) A diferença entre pessoas comuns e pessoas de sucesso é como elas abordam, enxergam e reagem ao fracasso. –Dizem que quando a madrugada está mais escura é justamente a hora em que ela começa a ceder e clarear dando o seu lugar ao dia, a luz radiante e benéfica do sol. Henry Ford:“O fracasso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência.” Barão de Mauá: “Dificuldades foram feitas para serem vencidas.”
Se você não está progredindo, saiba que está retrocedendo justamente onde mais precisa melhorar e crescer. Todos nós temos limitações e virtudes. Mas se quisermos ser fortes e melhores. Temos de conhecer e reconhecer as nossas fraquezas, olharmos para dentro de nós e até mesmo, sermos muito humildes para saber que estamos à quem, do que nós achamos que nós somos. Aceitar isso é difícil, muitas das vezes! Dr. Laura Schlessinger: “Aquele que conhece os outros é sábio, aquele que conhece a si próprio é um iluminado”.
Nós da UNIDIS, entendemos que o objetivo da escola moderna é construir, reconstruir e inovar na formatura de uma ponte mais forte entre a pesquisa universitária e o desenvolvimento empresarial / industrial do Brasil, de novas tecnologias, conhecimentos e produção científica. Unindo estudantes e professores detentores do universo de ciências estudadas. As suas ferramentas de desenvolvimento humano, social profissional, educacional e as bases científicas / tecnológicas nesse sentido.
Fortalecendo as habilidades, competências em inovação e empreendedorismo. Mas tudo isso dentro de um projeto sério, planejado, determinado e dedicado entre as partes integrando empresas de todo tipo de porte e negócios, indiferente do tamanho do faturamento. Criando uma comunicação técnica assertiva, apoiadora e coesa com os micros empresários em geral. O Brasil possui perto de 21 milhões de empresas. As Micro e Pequenas Empresas MPEs empregam 62% no Brasil, impulsionando a economia. Pequenos negócios, o motor da economia Brasileira em 2024. As MEPEs têm contribuído significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB), gerando empregos e melhorando a qualidade de vida da população. De acordo com o Sebrae, existem atualmente cerca de 9 milhões de MPEs que representam 27% do PIB. AS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS GERAM 80% DOS EMPREGOS FORMAIS NO PAÍS, DIZ O SEBRAE.
Nós temos na UNIDIS nos aproximado de diversas MPEs com a finalidade de desenvolvimento mútuo de gestão, estruturação e reestruturação de empresas priorizando a melhoria de gestão. Notamos que o micro empresário é mais executor do que gestor e com isso não cria a sua visão mais desenvolvida de estratégia sistêmica e holística. Não enxerga um amplo planejamento e um plano eficaz de cultura produtiva / competitiva do negócio, com a comunicação, inteligência de mercado e marketing simplificado, ou o atendimento de cliente. Isso é desconhecido ainda por muitos, assim como a gestão do capital humano, a ênfase em pesquisas, tecnologia, método de gestão simplificado. Precisamos com urgência ajudar os nossos pequenos empresários, inclusive com a ajuda do brilhante SEBRAE que atua muito bem!
A ideia é preparar o pequeno empresário para um sistema de produtividade e um sistema de produtividade para o pequeno empresário e tudo isso começa e termina com pessoas / capital humano, liderança, comunicação, coragem, pensamento sistêmico, holismo. Fatores que aumentam a inteligência do negócio, ações estratégicas e resultados através de capital humano. “Não é só com novas aquisições de máquinas e mão de obra que uma empresa tem sucesso, mas sim com um melhor aproveitamento do que nela existe”. O melhor que existe na empresa é o pensamento criativo, o talento e a inteligência das pessoas. Então hoje; o capital humano, o capital intelectual / talento é que decide. São as pessoas que decidem sobre as vantagens e sustentabilidade competitiva e produtiva das empresas. Tecnologia é commoditie que se compra / adquire. O que faz a diferença são as pessoas. Por isso as empresas de vanguarda projetam e planejam sólidas políticas e diretrizes nessa ênfase, inclusive investimento focado no capital humano.
(*) Rowan Pedro de Araújo – Graduado em Administração. Consultor e Conselheiro Independente. Diretor e Vice Presidente dos Conselhos Empresariais de Mineração e Siderurgia e do Agronegócio na ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas. Ambientalista, educador. Presidente interino da ASMAGS – Associação Mineira do Agronegócio Sustentável. Membro do Conselho de Administração da Costa & Faber, proprietário da RA Business to Business – Proprietário da RA Tecnologia. Fundador do e Diretor Presidente IDIS Instituto Ivone Di Spírito, destinado a ajudar crianças com síndrome de down, APAE´S e Equoterapia – Fundador da UNIDIS Universidade Corporativa Virtual. Dono do Jornal O Cultural